NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE CRESCEM EM MEIO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Na contramão da crise financeira enfrentada pelo Brasil em virtude da pandemia do novo coronavírus, a contratação de planos de saúde e odontológicos apresentou um crescimento significativo nos últimos 12 meses.

Conforme dados disponibilizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS dentre os meses de fevereiro/20 e fevereiro/21 os planos de saúde médico – hospitalar tiveram um crescimento de 1,55%, seguidos de 5,15% em relação aos planos no segmento odontológico.

O aumento de contratações de planos médico-hospitalares é o maior desde 2016, e ocorreu em todas as modalidades de contratações - planos coletivos por adesão, individuais ou familiares e coletivos empresariais. Quanto aos planos exclusivamente odontológicos, o aumento apresentado é o maior já alcançado no segmento.

O balanço divulgado pela ANS indica ainda os estados em que o crescimento do setor apresentou um aumento no número de beneficiários dos quais estão São Paulo, Minas Gerais Goiás e Pernambuco.

Os dados completos estão disponíveis na Sala de Situação, ferramenta de consulta no portal de ANS: www.ans.gov.br

Nossa análise:

Acredita-se, portanto que esse crescimento ocorre por alguns fatores, sendo eles:

- Resultado da conscientização das pessoas acerca da importância de um plano de saúde como uma forma de garantia a assistência, ainda mais em um momento tão complicado como de uma pandemia de saúde; e

- Economia nacional segue tentando retomar as atividades, empregando mais pessoas e contratando planos de saúde coletivos.

De todo modo, o mercado da saúde suplementar merece atenção e cautela, considerando que os beneficiários possam estar com demanda de utilização reprimida em razão do isolamento social que perdurou pelo ano de 2020, e iniciem uma utilização elevada em 2021 aumentando a taxa de sinistralidade das Operadoras.

_____________________

MRB ADV EMPRESARIAL | Núcleo Direito Médico e Regulatório
Referência https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/numeros-do-setor/planos-de-saude-numeros-de-fevereiro-estao-disponiveis Acesso em 06/04/21

Entre em contato