ANS APROVA REAJUSTE NEGATIVO PARA OS PLANOS PESSOA FÍSICA

Em reunião da Diretoria Colegiada (DICOL) da ANS em 08/07/2021, a Agência decidiu que o reajuste a ser aplicado nas mensalidades dos planos individuais/familiares, no período de 1º e maio de 2021 a 30 de abril de 2022, será de -8,19% (menos oito vírgula dezenove por cento).

Ficou estabelecido que o percentual negativo deverá ser aplicado, obrigatoriamente. Ou seja, a mensalidades dos beneficiários deverá ter o valor reduzido.

Salientamos que, de acordo com a decisão, as Operadoras não terão a opção de não reduzir o valor da mensalidade.  O índice deve ser aplicado pela operadora a partir da data de aniversário do contrato, ou seja, no mês de contratação do plano.

Esclarecemos que a referida decisão não atinge os planos exclusivamente odontológicos e planos não regulamentados (anteriores a lei), salvo àqueles que possuem previsão contratual, que o percentual do reajuste será o definido pela ANS.

Essa é a primeira vez que o índice dos planos individuais/familiares fica negativo, vejamos:

 

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

____________________

MRB ADV EMPRESARIAL | Núcleo Direito Médico e Regulatório

Fonte: ANS
Materias relacionadas: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-define-percentual-negativo-de-reajuste-para-planos-de-saude-individuais

Entre em contato